Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Usinas Solares da UFERSA

16/10/2017 – Representante da Usina Solar da UFERSA recebe premiação em solenidade da 21ª edição do Concurso Inovação no Setor Público.

A Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP) realizaram, no dia de 16 de outubro, a cerimônia de premiação da 21ª Edição do Concurso Inovação no Setor Público. Na ocasião, representando a gestão da UFERSA e a equipe do projeto, o servidor Júlio César Rodrigues de Sousa recebeu a premiação conferida ao Programa de Eficiência Energética: Uso de Painéis Solares Fotovoltaicos, premiado na categoria Inovação em processos organizacionais no Poder Executivo Federal.  (Veja a matéria completa aqui)

Solenidade de entrega do Prêmio ENAP de Inovação no Setor Público. Foto: Vinícius Loureiro/Enap

26/09/2017 – Em Workshop, UFERSA discute potencial das usinas solares para a pesquisa e o ensino.

Foi realizado nos dias 26 e 27 de setembro de 2017 o II Workshop Usinas Solares Fotovoltaicas: ambientes de inovação. O evento visou estimular a construção do conhecimento técnico-científico sobre energia solar fotovoltaica; ampliar as discussões sobre novas tecnologias disponíveis para a implantação de usinas solares fotovoltaicas; assim como envolver a comunidade da Ufersa e de Mossoró no processo de discussão sobre a produção de tecnologias aliadas à sustentabilidade ambiental. (Veja a matéria completa aqui)

II Workshop Usinas Solares Fotovoltaicas: ambientes de inovação. Foto: Assecom/Ufersa.

22/08/2017 – A Premiação do Programa de Eficiência Energética da UFERSA é notícia na TV TCM (veja o vídeo aqui).

A premiação recebida pelo Programa de Eficiência Energética, com destaque para a produção de energia fotovoltaica, em concurso promovido pela ENAP, foi matéria da TV  Cabo Mossoró (TCM), em entrevista concedida por Júlio César, vice-coordenador da Usina Solar.

16/08/2017 – O Programa de Eficiência Energética da UFERSA foi premiado em Concurso de Inovação da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP).

O Programa de Eficiência Energética da Universidade Federal Rural do Semi-Árido está entre as iniciativas premiadas do 21º Concurso de Inovação da Escola Nacional de Administração Pública, a ENAP. O resultado foi anunciado nesta terça, dia 15, em Brasília. O servidor Júlio César Rodrigues, que atualmente é o Pró-Reitor Adjunto de Assuntos Estudantis, foi o responsável por defender o Programa da Ufersa para os avaliadores da própria ENAP.

16/08/2017 – O Programa de Eficiência Energética da UFERSA foi premiado em Concurso de Inovação da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP).

O Programa de Eficiência Energética da Universidade Federal Rural do Semi-Árido está entre as iniciativas premiadas do 21º Concurso de Inovação da Escola Nacional de Administração Pública, a ENAP. O resultado foi anunciado nesta terça, dia 15, em Brasília. O servidor Júlio César Rodrigues, que atualmente é o Pró-Reitor Adjunto de Assuntos Estudantis, foi o responsável por defender o Programa da Ufersa para os avaliadores da própria ENAP.

Com o resultado, a Ufersa receberá troféu, certificados individuais de premiação para todos os integrantes da equipe e o direito de usar o Selo de Inovação da ENAP. Além disso, a iniciativa do Programa de Eficiência Energética da Ufersa irá compor o banco de soluções e o repositório institucional da ENAP. O evento da premiação será em outubro. (Veja aqui a matéria completa)

01/02/2017 – Inauguração da Usina Solar Fotovoltaica divulgado pela mídia:

Portal da UFERSA (link);   Emissora TCM (link);   Emissora IntertvCabugi/Globo – RNTV (link);   Jornal mossoronoticias.com.br (link)

 

31/01/2017 – Inauguração da Usina Solar Fotovoltaica

 

31/01/2017: Solenidade de Inauguração da Usina Solar da UFERSA, presidida pelo Reitor José de Arimatéia de Matos, prestigiada pelos representantes da Fapern, Prefeitura de Mossoró, Cosern e Fundação Guimarães Duque.

 

Representantes das Pró-reitorias de Pesquisa e Pós-graduação, Gestão de Pessoas, Administração, Assuntos Estudantis, Planejamento, Extensão e Cultura, e Graduação,  e Superintendências de Infraestrutura e Tecnologia da Informação e Comunicação da UFERSA,  Fapern, Prefeitura de Mossoró, Cosern, Fundação Guimarães Duque e empresa Satrix.

Palestrante: Júlio César R. de Sousa, Pró-reitor Adjunto de Assuntos Estudantis da UFERSA, vice-coordenador do projeto Usina Solar Fotovoltaica, com recursos do MEC/Prêmio Ideia Desafio da Sustentabilidade (Foto: Eduardo Mendonça)

Palestrante: Diana G. Lunardi, professora da UFERSA, coordenadora do projeto Usina Solar Footovoltaica, com recursos do MEC/Prêmio Ideia Desafio da Sustentabilidade (Foto: Eduardo Mendonça)

Palestrante: Ednardo Pereira da Rocha, professor da UFERSA, integrante da equipe técnica do projeto Usina Solar Fotovoltaica, com recursos do MEC/Prêmio Ideia Desafio da Sustentabilidade (Foto: Eduardo Mendonça)

 

Momentos da inauguração da Usina Solar Fotovoltaica da UFERSA com presença da administração da UFERSA, representantes da Cosern, estudantes da UFERSA e representantes de órgãos públicos municipais e estaduais.
Membros da equipe técnica do projeto da Usina Solar Fotovoltaica da UFERSA, da direita para esquerda: George Ribeiro, Ednardo Rocha, Diana Lunardi, Alexsandra Andrade, Júlio César Rodrigues e Vitor Lunardi.

30/01/2017 – Portal da UFERSA: Usina Solar Fotovoltaica na Ufersa: Energia Renovável para o Semiárido (acesse o link para a notícia)

 

21/10/2016 – Conclusão das obras de instalação

A usina solar fotovoltaica da UFERSA foi oficialmente entregue no dia 20 de outubro de 2016 pela empresa responsável por sua execução, SATRIX Energias Renováveis, e já está em operação. Contudo, algumas etapas ainda precisam ser concluídas como a finalização do abrigo de inversores, o cercamento da área da Usina e a cobertura do terreno com brita para minimizar a poeira no local. A previsão é de que a Usina Solar Fotovoltaica da UFERSA seja inaugurada no final de 2016 ou início de 2017.

Durante o workshop “Usinas Solares Fotovoltaicas: aliando tecnologia à sustentabilidade”, ocorrido nos dias 27 e 28 de julho de 2016, os participantes puderam sugerir nomes para a Usina Solar Fotovoltaica da UFERSA. Uma parte significativa dos participantes sugeriu que o nome da Usina Solar Fotovoltaica deveria homenagear a Caatinga, sendo o nome de uma planta ou ave nativa. Dentre todas as sugestões que recebemos, nós fizemos uma seleção de 14 nomes e gostaríamos de convidá-los a votar em um destes nomes.

Para votar clique aqui.

O resultado na votação deve ser publicado a partir do dia 14 de novembro de 2016.

16/09/2016 – Instalação da Usina Solar

Em 11 de abril de 2016, nós divulgamos uma nota no site da UFERSA (https://reitoria.ufersa.edu.br/premio-ideia-usina-solar/) e também nos grupos de e-mails institucionais mencionando a transferência do recurso do MEC para a UFERSA para aquisição de uma Usina Solar Fotovoltaica de 150kwp.

Chegado o recurso, uma equipe técnica composta por docentes e técnicos administrativos (Diana Lunardi, Júlio César Rodrigues, Fabiana Varella, Ednardo Rocha, André Pedro Fernandes, Vitor Lunardi e Alexsandra Andrade) se reuniu por dois meses para avaliar e discutir descrições técnicas de usinas solares com capacidade igual ou superior a 100kwp, instaladas em todo o Brasil, mas especialmente na região nordeste. 10 empresas de médio e grande porte, com experiência comprovada em instalação de usinas solares de no mínimo 100kwp foram contatadas para cotação de preço. Fizemos visita técnica em duas destas usinas solares aqui no RN para principalmente concluir a descrição do abrigo de inversores e das sapatas de sustentação da estrutura dos painéis solares.

Com a descrição da Usina Solar Fotovoltaica concluída, em agosto desse ano iniciamos o processo de licitação, realizado pela Fundação Guimarães Duque, com o apoio técnico de Diana, Júlio César e Ednardo. Foi um processo difícil, bastante concorrido, mas com resultado final bastante satisfatório, tendo em vista a redução do preço e atendimento dos critérios mínimos de elegibilidade. Nossa principal exigência era que a empresa proponente tivesse experiência comprovada em instalação de usinas solares de pelo menos 100kwp. A empresa vencedora do processo licitatório foi a SATRIX Energias Renováveis.

Neste mês de setembro, a UFERSA, por meio da SIN, iniciou as obras civis e adequação elétrica do local para receber a Usina Solar Fotovotaica, que será instalada no lado leste (cerca de 250m antes do setor de transporte da UFERSA, a sua direita). A escolha do local também foi um processo difícil, tendo em vista uma série de exigências técnicas para otimizar a produção de energia elétrica, além da área mínima disponível. De acordo com o cronograma físico da SATRIX, é muito provável que já tenhamos a Usina Solar da UFERSA em funcionamento ainda este ano. Os painéis estão previstos para serem instalados neste mês de setembro e os inversores, no mês de outubro.

Esta etapa de integração da logística de instalação da Usina Fotovoltaica entre a SIN e a SATRIX está sendo coordenada por Diana Lunardi, Júlio Cesar e George Ribeiro. Caso tenham quaisquer dúvidas, por favor, enviá-las para pls@ufersa.edu.br

02/08/2016 – Site do MEC :Workshop na Ufersa discute usinas solares (clique aqui)

11/04/2016 – Transferência dos recursos do Prêmio Ideia

O Prêmio Ideia/Desafio da Sustentabilidade foi um desafio lançado pelo Ministério da Educação em 2014. A UFERSA conquistou o segundo lugar, sendo premiada com 1 milhão de reais em 15 de abril de 2015.

A submissão de projeto e demais documentos necessários para a transferência de recurso do MEC para a UFERSA ocorreu em período de greve dos servidores da UFERSA (maio a outubro de 2015) e, portanto, para não perder o recurso, optou-se por transferir a gestão deste recurso, na forma de convênio, para a Fundação Guimarães Duque.

Devido a crise econômica e aos cortes orçamentários, o recurso referente a premiação foi transferido para a UFERSA apenas recentemente, em 24 de março de 2016.

Confirmada a transferência deste recurso, um grupo de pessoas formadas por discentes, docentes e técnicos administrativos já estão trabalhando: (i) nas especificações do termo de referência para a licitação das usinas solares, (ii) nas definições dos documentos que serão solicitados na qualificação técnica e (iii) na avaliação de viabilidade técnica do local de instalação da usina. Todos os técnicos administrativos e docentes da UFERSA que nos procuraram entre abril de 2015 e março de 2016 foram inseridos no grupo de trabalho (licitação, projeto, aquisição, fiscalização e operação).

Devido a capacidade significativa da usina solar fotovoltaica proposta (provavelmente 135kwp), todo o processo de licitação, construção de projeto técnico, aquisição da usina e operação deve levar cerca de 1 ano.

Sempre que houver novas informações, estas serão divulgadas nesta página.

Dúvidas e sugestões podem ser enviadas para: Plano de Logística Sustentável <pls@ufersa.edu.br>

 

Diana G. Lunardi – DCAT

Júlio César Rodrigues de Sousa – PROAC

Ednardo Pereira da Rocha – DCAT

Vitor de Oliveira Lunardi – DCAN

Fabiana K. O. Martins Varella Guerra – DCAT

André Pedro Fernandes Neto – DCAT

Giorgio Mendes Ribeiro – NIT

Alexsandra Andrade – Biblioteca Orlando Teixeira

Antônio Rodolfo S. Moura – discente em Ciência e Tecnologia

 

Portaria referente ao termo de convênio n.11/2015 UFERSA-FGD (link)

Convênio n. 11/2015 UFERSA – FGD (link)

7 de março de 2017. Visualizações: 3703. Última modificação: 24/10/2017 09:53:44