Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Usinas Solares da UFERSA

A primeira Usina Solar conectada à rede da UFERSA, entrou em operação em 2012. Com potência de 3,43 kWp, a usina está instalada ao lado do Centro Integrado de Inovação Tecnológica do Semiárido (CITED) e tem o objetivo principal de dar suporte a pesquisas em energia fotovoltaica.

Em outubro de 2016 foi instalada a Primeira Usina Solar para fins de produção. Com potência de 150,8 kWp, esta usina foi adquirida com recursos do Projeto Desafio da Sustentabilidade, uma iniciativa do MEC (2014), na qual as pessoas participavam apresentando ou curtindo ideias sobre economia de água e energia elétrica. Nessa competição participaram pela UFERSA cerca de 750 pessoas, que apresentaram 1500 ideias. Este elevado nível de participação levou a Universidade a conquistar o 2º lugar no Desafio e, consequentemente, a receber o prêmio de R$ 1 milhão para aplicar em um projeto voltado à eficiência do gasto com energia elétrica.

 

Equipe de colaboradores do Projeto Desafio da Sustentabilidade na UFERSA. Fonte: Vitor Lunardi.

Solenidade de premiação do Desafio da Sustentabilidade. Fonte: MEC

Com os recursos recebidos do MEC a construção da Usina foi contratada ao custo de R$ 938 mil, por meio de licitação realizada pela Fundação Guimarães Duque, excluídos deste valor os custos de preparação da área, como terraplenagem e cobertura do solo com brita e a construção do abrigo dos inversores, itens que foram executados pela UFERSA. A sua  inauguração ocorreu em 31 de janeiro de 2017.

No primeiro semestre de 2018 foram adquiridas mais três usinas solares, para instalação em de solo, cada uma com capacidade de 62,7 kWp, que foram instaladas nos campi de Angicos, Caraúbas e Pau dos Ferros. Neste mesmo período também foi instalada a primeira usina em telhado, com potência de 15,6 kWp, localizada no Laboratório de Engenharia I, no Campus Leste da UFERSA, em Mossoró. Em março de 2019 foi instalada a maior usina de telhado, com 147 kWp, no novo Complexo das Engenharias, do Centro de Engenharias (CE),  campus Leste, em Mossoró.

7 de março de 2017. Visualizações: 4162. Última modificação: 08/09/2022 09:21:15